Se Liga!!!

Ao encontrá-lO, Ele não irá procurar medalhas (titulos, reconhecimento humano, diploma ou quantidades de igrejas que você diz que abriu), ELE irá procurar cicatrizes (uma história ao Seu lado), porque com elas, com certeza você marcou um acontecimento, que mudou o rumo da história; e somente ELE, foi exaltado!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

A Cruz Está Vazia


A cruz está vazia. Não restaram cordas. Não restaram roupas. Só restou o sangue que foi vertido até a última gota por causa de pecado que Ele não cometeu. Agora o Mestre está vencendo a Morte... Pois morto também não ficou. Não ficou preso na cruz por aqueles pregos e por aquelas cordas. Não ficou preso na Morte tampouco. O Mestre vive!!! Ao terceiro dia já não estava mais no sepulcro... estava cuidando do jardim... Logo depois estava encontrando seus amigos. Estava diferente. Seu rosto outrora enfeiado pelo sofrimento estava estonteantemente belo. Não fossem as marcas dos cravos nas mãos, não o reconheceriam, A cruz em que Ele morreu para sempre ficou vazia. Nenhum sacrifício jamais seria necessário outra vez. Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! O Pai entregou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não se perca, mas tenha a Vida Eterna! De graça! O preço já foi pago na cruz que agora está vazia!

Paz!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Acharêi Môt - Depois da Morte

Torá - Vayicrá – (Levítico) 16:1 a 18:30.

Haftará – Ezequiel 22:1-16.

Bri’t Hadashá – Hebreus 9:11-24.

Shabbat Hagadol – O Grande Sábado – Malaquias 3:1 -24.


Levítico 18:5 “Guardem minhas leis e regras; se o homem as cumprir, terá vida por intermédio dela,....” (BJC).

Este é um dos versos mais debatidos nas Escrituras Hebraicas, tanto em seu significado original, quanto em seu uso em traduções posteriores (Septuaginta, Vulgatta, etc). A primeira metade do texto é direto: guardar, manter ou observar, com ​​a conjugação do verbo no futuro, denotando uma ação em vez de um comando. Nossa tradução acima, então, é literal.

No comentário do Rabino Marcelo Guimarães (Vayicrá, página 129), ele comenta este mesmo verso com uma beleza muito completa: “O Antigo Testamento traz qualidade de vida, conhecimento de D´us, aperfeiçoamento e embelezamento da alma... Quando estou no Mashiach cumpro a Torá e o jugo é leve e suave. Para quem não está na graça, a Torá é pesada... Estudar a Torá é receber revelações do tempo de D´us, do Messias Yeshua, além da revelação do lado prático e funcional da Lei.”.

Dr.Jonathan Allen, cita dois grandes comentaristas do Judaísmo Reformado: “Plaut, assume o significado claro do texto: "Ao observar a lei de D'us, a espécie humana vive bem e de forma significativa - e será recompensada por uma vida longa." Plaut é apoiado pelo professor Friedman, que traduz e, em seguida, escreve: “‘quando um ser humano guarda a Torá, ele vai viver por ela”!" As leis não são apresentadas como um fardo, mas uma bênção!  Aqueles que têm caracterizado a lei como um peso que nenhum ser humano pode suportar, possivelmente, como uma maldição da qual alguém precisa ser salvo, pode apreciar a qualidade suficiente e o positivo resultado do seu cumprimento, pela maneira que os que a obedecem vivem. "


O profeta Ezequiel repete o sentido do nosso texto, - "E eu dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os meus juízos, por que, se um homem os observa, viverá por eles." (Ezequiel 20:11, NVI) - e em seguida, confirma que Israel rejeitou tanto os mandamentos quanto a vida: "Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem viverá por eles..." (v. 13, NVI). Neemias também faz a mesma observação: "eles agiram com arrogância e não ouviram os teus mandamentos, mas pecaram contra teus decretos, por que se um homem os observa viverá." (Neemias 9:29, NVI). Será que estas palavras não lhe dizem nada, meu amado irmão ou irmã?

Muitos outros sábios do Talmud escreveram coisas lindas e belas sobre a observância da Torá, a qual traz vida plena, não apenas neste mundo, mas no vindouro.

O mais sábio, o mais santo e o mais completo entre todos os rabinos que já viveu aqui nesta Terra,Yeshua HaMashiach, deixou claríssimo que devemos viver de acordo com a Torá, veja o que ele disse em Mateus 5:17 a 20 “Não penseis que vim revogar a Torá ou os profetas. Não vim para revogar, vim para cumprir...Aquele pois que violar um destes mandamentos...será considerado mínimo no reino de Deus, aquele porém que os observar e ensinar será considerado grande no reino de Deus...”. (BVN)


Como vamos viver questionado a validade da Lei de D´us? A Torá é muito mais que simples leis, regras, estatutos e juízos. A Torá, que na sua língua original significa instrução, é o fundamento de todo ensino proveniente de D´us. Os sábios que escreveram o Talmud dizem que entre as Sete coisas que existiam antes de Adonai fundar o mundo, uma delas era a Torá. A Palavra do Eterno sempre existiu e Yeshua deixa isso claro em Mateus 5:18, que esta Palavra não passará.

Às vezes temos um raciocínio enviesado sobre a Lei de D´us. Muitos teólogos cristãos, notadamente os evangélicos, se apressam em citar Gálatas 3:13, onde o Rav. Sha’ul (Apóstolo Paulo) falou que Cristo nos resgatou da maldição da lei. Lógico, sim, sem dúvida, Yeshua nos livrou de todas as maldições escritas na Lei, especialmente da condenação do pecado, mas não nos exime do cumprimento dos mandamentos! Cito um fato muito simples: mate alguém e me diga se é contra a Lei!

 O fato do Rav. Sha’ul falar em Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos...”, não tira a nossa responsabilidade de obedecer aos mandamentos da Torá, sim muitos deles não se aplicam a nós crentes em Yeshua na atualidade, pois eram leis sacrificiais, leis civis exclusivamente para quem morava na Eretz Israel (Terra de Israel), estas leis não se aplicam nem aos Judeus na Diáspora. Eis aqui uma grande confusão que fazemos.

Pergunto então a vocês crentes em Yeshua, quando você lê João 14:21 ou 15:10, o que você entende com isso? Para mim é óbvio o Senhor Yeshua Ha Mashiach guardou os mandamentos e nos instrui a fazer o mesmo!!

Irmãos, por favor, antes de vocês me crucificarem e me por uma pecha de judaizante, esperem!! Não estou aqui defendendo que temos que abandonar os benefícios da graça de D´us, sem ela é impossível alguém ser salvo, nem estou dizendo que temos que cumprir as leis, estatutos, ordenanças para ser salvos, longe de mim tal afirmação. Estou clamando ao seu cérebro, que pense um pouco, que medite um pouco e veja que fomos salvos pela graça (Efésios 2:8-10), através da fé, para praticar as boas que D´us colocou na Torá! Quando fazemos isso estamos cumprindo o que diz o verso no início desta Parashá.

Seguindo estes ensinamentos teremos vida, tanto nesta vida como na vindoura!! Que o Eterno D´us de Israel, Pai de nosso Senhor e Salvador Yeshua Ha Mashiach, abra seus olhos espirituais e lhe ajude a andar de acordo com a Sua Palavra, a Torá eterna!!


Com muita oração e zelo pelas coisas do Eterno, Rosh Jaime Araújo.

Richmond, 05-05-16

Versões bíblicas usadas:
BJC – Bíblia Judaica Completa.
NIV – New International Version.
BVN – Bíblia Vida Nova.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Resistir X Fugir

Notamos nos textos bíblicos uma grande diferença que existe entre Resistir e Fugir.

Quando se trata do diabo, Deus não nos manda fugir dele, embora seja isso que comumente fazemos. Não! Deus nos manda resistir firmes na fé! Resistir e deixar que ele foge!
Como acontece esse mistério, eu não sei... mas é assim que acontece!
Tiago 4.7 - "Assim, sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós." - E ainda - 
I Pedro 5.9 - "Resisti-lhe firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão acontecendo entre vossos irmãos no mundo."
Viu só? Não é só com você! Nunca foi! O Apóstolo Pedro, naquela epoca já escrevia que não era só com você!
O segredo é resistir!
Mas o que é mesmo resistir?
De acordo com o dicionário é:
RESISTIR: 1. Opor força ou resistência a; 2. Não ceder, não se dobrar; opor força à força; defender-se; 3. Conservar-se firme e inabalável, não sucumbir.
Não é ser passivo e ficar lá, todo bobalhão deixando o diabo fazer você de gato e sapato. Agindo conforme as definições deste dicionário e com a firmeza da fé, não tem como o diabo não fugir de você!!!

Mas existe outro tipo de situação que Deus não te manda resistir... te manda passar sebo nas canelas e fugir pra bem longe! Elas são as tentações! Determinadas tentações nós temos textos onde Deus dá uma ordem séria: Fuja!
Então não fique pra disputar força com elas, não pense que você não vai passar no teste de fé se fugir... são tentações grandes demais para nossa carne fraca e Deus já nos providenciou o escape,
Não tenha vergonha. Fuja literalmente, fisicamente. Saia da situação e vá para bem longe!
No dicionário, o verbo FUGIR é descrito assim:
Pôr-se em fuga; afastar-se rapidamente para evitar perigo, incômodo ou alguém.
Às vezes é justamente tudo isso!!!

I Coríntios 6.18 - "Fujam da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o próprio corpo."
*Agora imagina se José fosse tentar resistir à mulher tarada de Potifar ao invés de fugir dela? Com certeza ele ía perder a briga pro pecado!!!*
I Timóteo 6.9-11 - "Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens em ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas, antes segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão."
I Coríntios 10.14 - "Por isso, meus queridos amigos, fujam da idolatria." 
*Sobre a idolatria eu já escrevi no post abaixo.*


Versões Bíblicas Uilizadas:
SBB/Linguagem de Hoje
JFA
BJC
Almeida Século XXI


Paz!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fugi da Idolatria

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria."
(...) Então Paulo continua discorrendo sobre os ídolos e dizendo que o que é sacrificado a eles, e os próprios são demônios. E nos exorta o seguinte:
"Não podeis beber do cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios."
Vale a pena ler o texto completo que está em I Coríntios 10:13-22

Friozinho está chegando aqui em São Paulo e isso me lembra que junho já está aí...às portas... com suas famigeradas e "inocentes" Festas Juninas. Será?!
Muitas pessoas já começam os preparativos de "São João" e OPS! São João não, irmã! Vamos fazer uma festa temática na igreja IGUALZINHA a Festa Junina, com direito a bandeirolas, comidas típicas, dança de quadrilha gospel, roupas à caráter, só que vamos chamar de Fazendinha!
AH TÁ! Festa Junina!
Outros nem disfarçam e já chamam de Festa Junina mesmo.
E quantos "cristãos" vão nesses eventos, deixam os filhos participarem dessas festas na escola... Fugi da Idolatria!

Talvez você não saiba, mas Festas Juninas, São João, não são festas tão inocentes assim. Quando você participa delas, você está comendo e bebendo coisas sacrificadas a ídolos... independente se ela foi feita na sua igreja!

"O surgimento das festas juninas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, as boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para os brasileiros, dia de São João. Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio, no dia 24, para São João, e no dia 29 para São Pedro."
(Fonte: brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm)

De acordo com o comentarista Dr Russel Shedd, a idolatria significa entrar em comunhão com os demônios.

Vamos combinar que um dos assuntos mais falados por Deus ao decorrer de toda a Bíblia é a idolatria. E por quê este assunto é tão importante? Porque Deus é UM e não divide sua glória!
"Não terás outros deuses diante de mim." Êxodo 20:3 - Pronto o primeiro mandamento!
"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu sou o Senhor, teu Deus." Êxodo 20.4,5

Se você está no pecado da idolatria... fuja dele! A Palavra diz que não nos sobrevém tentação que não seja humana. Quem peca, peca porque quer pecar. Inocência não é desculpa para livrar ninguém da justiça Divina.
Ore, confesse seus pecados, produza frutos dignos de arrependimento.

Há momentos na Palavra que Deus te manda resistir (Resisti ao diabo e ele fugirá de vós). Mas da idolatria, Ele te manda fugir. Então fuja! Fuja fisicamente! Vá para bem longe!

Se você ainda consegue ler este texto, fuja! Porque a pena para quem se envolve com idolatria é amarga e pesada:
"Os ídolos das nações são prata e ouro,
obra das mãos dos homens,
Têm boca e não falam;
têm olhos e não vêem;
têm ouvidos e não ouvem;
pois não há alento de vida em sua boca.
COMO ELES SE TORNAM OS QUE OS FAZEM,
E TODOS OS QUE NELES CONFIAM," Salmo 135.15-18


Paz!