Se Liga!!!

Ao encontrá-lO, Ele não irá procurar medalhas (titulos, reconhecimento humano, diploma ou quantidades de igrejas que você diz que abriu), ELE irá procurar cicatrizes (uma história ao Seu lado), porque com elas, com certeza você marcou um acontecimento, que mudou o rumo da história; e somente ELE, foi exaltado!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Acharêi Môt - Depois da Morte

Torá - Vayicrá – (Levítico) 16:1 a 18:30.

Haftará – Ezequiel 22:1-16.

Bri’t Hadashá – Hebreus 9:11-24.

Shabbat Hagadol – O Grande Sábado – Malaquias 3:1 -24.


Levítico 18:5 “Guardem minhas leis e regras; se o homem as cumprir, terá vida por intermédio dela,....” (BJC).

Este é um dos versos mais debatidos nas Escrituras Hebraicas, tanto em seu significado original, quanto em seu uso em traduções posteriores (Septuaginta, Vulgatta, etc). A primeira metade do texto é direto: guardar, manter ou observar, com ​​a conjugação do verbo no futuro, denotando uma ação em vez de um comando. Nossa tradução acima, então, é literal.

No comentário do Rabino Marcelo Guimarães (Vayicrá, página 129), ele comenta este mesmo verso com uma beleza muito completa: “O Antigo Testamento traz qualidade de vida, conhecimento de D´us, aperfeiçoamento e embelezamento da alma... Quando estou no Mashiach cumpro a Torá e o jugo é leve e suave. Para quem não está na graça, a Torá é pesada... Estudar a Torá é receber revelações do tempo de D´us, do Messias Yeshua, além da revelação do lado prático e funcional da Lei.”.

Dr.Jonathan Allen, cita dois grandes comentaristas do Judaísmo Reformado: “Plaut, assume o significado claro do texto: "Ao observar a lei de D'us, a espécie humana vive bem e de forma significativa - e será recompensada por uma vida longa." Plaut é apoiado pelo professor Friedman, que traduz e, em seguida, escreve: “‘quando um ser humano guarda a Torá, ele vai viver por ela”!" As leis não são apresentadas como um fardo, mas uma bênção!  Aqueles que têm caracterizado a lei como um peso que nenhum ser humano pode suportar, possivelmente, como uma maldição da qual alguém precisa ser salvo, pode apreciar a qualidade suficiente e o positivo resultado do seu cumprimento, pela maneira que os que a obedecem vivem. "


O profeta Ezequiel repete o sentido do nosso texto, - "E eu dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os meus juízos, por que, se um homem os observa, viverá por eles." (Ezequiel 20:11, NVI) - e em seguida, confirma que Israel rejeitou tanto os mandamentos quanto a vida: "Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem viverá por eles..." (v. 13, NVI). Neemias também faz a mesma observação: "eles agiram com arrogância e não ouviram os teus mandamentos, mas pecaram contra teus decretos, por que se um homem os observa viverá." (Neemias 9:29, NVI). Será que estas palavras não lhe dizem nada, meu amado irmão ou irmã?

Muitos outros sábios do Talmud escreveram coisas lindas e belas sobre a observância da Torá, a qual traz vida plena, não apenas neste mundo, mas no vindouro.

O mais sábio, o mais santo e o mais completo entre todos os rabinos que já viveu aqui nesta Terra,Yeshua HaMashiach, deixou claríssimo que devemos viver de acordo com a Torá, veja o que ele disse em Mateus 5:17 a 20 “Não penseis que vim revogar a Torá ou os profetas. Não vim para revogar, vim para cumprir...Aquele pois que violar um destes mandamentos...será considerado mínimo no reino de Deus, aquele porém que os observar e ensinar será considerado grande no reino de Deus...”. (BVN)


Como vamos viver questionado a validade da Lei de D´us? A Torá é muito mais que simples leis, regras, estatutos e juízos. A Torá, que na sua língua original significa instrução, é o fundamento de todo ensino proveniente de D´us. Os sábios que escreveram o Talmud dizem que entre as Sete coisas que existiam antes de Adonai fundar o mundo, uma delas era a Torá. A Palavra do Eterno sempre existiu e Yeshua deixa isso claro em Mateus 5:18, que esta Palavra não passará.

Às vezes temos um raciocínio enviesado sobre a Lei de D´us. Muitos teólogos cristãos, notadamente os evangélicos, se apressam em citar Gálatas 3:13, onde o Rav. Sha’ul (Apóstolo Paulo) falou que Cristo nos resgatou da maldição da lei. Lógico, sim, sem dúvida, Yeshua nos livrou de todas as maldições escritas na Lei, especialmente da condenação do pecado, mas não nos exime do cumprimento dos mandamentos! Cito um fato muito simples: mate alguém e me diga se é contra a Lei!

 O fato do Rav. Sha’ul falar em Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos...”, não tira a nossa responsabilidade de obedecer aos mandamentos da Torá, sim muitos deles não se aplicam a nós crentes em Yeshua na atualidade, pois eram leis sacrificiais, leis civis exclusivamente para quem morava na Eretz Israel (Terra de Israel), estas leis não se aplicam nem aos Judeus na Diáspora. Eis aqui uma grande confusão que fazemos.

Pergunto então a vocês crentes em Yeshua, quando você lê João 14:21 ou 15:10, o que você entende com isso? Para mim é óbvio o Senhor Yeshua Ha Mashiach guardou os mandamentos e nos instrui a fazer o mesmo!!

Irmãos, por favor, antes de vocês me crucificarem e me por uma pecha de judaizante, esperem!! Não estou aqui defendendo que temos que abandonar os benefícios da graça de D´us, sem ela é impossível alguém ser salvo, nem estou dizendo que temos que cumprir as leis, estatutos, ordenanças para ser salvos, longe de mim tal afirmação. Estou clamando ao seu cérebro, que pense um pouco, que medite um pouco e veja que fomos salvos pela graça (Efésios 2:8-10), através da fé, para praticar as boas que D´us colocou na Torá! Quando fazemos isso estamos cumprindo o que diz o verso no início desta Parashá.

Seguindo estes ensinamentos teremos vida, tanto nesta vida como na vindoura!! Que o Eterno D´us de Israel, Pai de nosso Senhor e Salvador Yeshua Ha Mashiach, abra seus olhos espirituais e lhe ajude a andar de acordo com a Sua Palavra, a Torá eterna!!


Com muita oração e zelo pelas coisas do Eterno, Rosh Jaime Araújo.

Richmond, 05-05-16

Versões bíblicas usadas:
BJC – Bíblia Judaica Completa.
NIV – New International Version.
BVN – Bíblia Vida Nova.